Textos e imprensa

“Prazer camaradas!: a dimensão sexual do processo revolucionário”
A Pleasure, Comrades!: the sexual aspect of the revolutionary process
Shifter, 25.05.2021
Online here

“A revolução também foi sexual (ou não foi)”
The revolution was also sexual (or not)
Público, 21.05.2021
Online here

“Torre Bela, aqui e agora”
Torre Bela, here and now
Diário de Notícias, 01.01.2021
Online here

Afinal, de quem é a “enxada”?
In the end, how does own the “hoe”?
Público, 23.12.2020
Online here

Review: A pleasure, Comrades!
Cineuropa 25.10.2019
Online here

Interview with José Filipe Costa at RTP, the Portugal public service broadcasting, about his film “A Pleasure, Comrades!”
Os Filhos da Nação, RTP, 15.10.2019
Online here

“Prazer, Camaradas!; uma revolução na alcova”
A Pleasure, Comrades!: a revolution in the bedroom

Le Monde Diplomatique, 01.10.2019

O “era uma vez em Aveiras de Cima”
de José Filipe Costa

“Once upon a time in Aveiras de Cima”
by José Filipe Costa

Público, 10.08.2019
Online here

Locarno 2019: Director José Filipe Costa Talks “A Pleasure, Comrades!”
Close-up Culture, 06-08-2019
Online here

“Prazer, camaradas!”, a dramatização da ousadia revolucionária pós-25 de abril
“A pleasure, comrades!”, the dramatization of the revolutionary boldness post-25th April
Esquerda.net
Online here

José Filipe Costa: Tenho muita dificuldade em perceber o alcance de um filme
José Filipe Costa: It’s difficult to understand the impact of a film
Jornal de Negócios, 07.07.2017 
Online here

Torre Bela: The Portuguese Revolution
King’s Review, an annual print publication based at King’s College, University of Cambridge
07.10.2017
Online here

Como representar a revolução? Comentário da escultura Monumento ao 25 de Abril, de João Cutileiro, e do filme Linha Vermelha, de José Filipe Costa.
How is it possible to represent the revolution? Reflections on the sculpture Monument to the 25th April, by João Cutileiro and the film Linha Vermelha, by José Filipe Costa
Práticas da História 1, n.º 1 (2015): 173-184
Online here

Third session: Linha Vermelha (2012) de José Filipe Costa
À Pala de Walsh 
Online here

The revolution will be dramatized: José Filipe Costa’s Red Line at IndieLisboa 2011
BFI, 14.04.2014
Online here

Rever a Revolução
Reviewing the Revolution
Público, 27.04.2012
Online here

“José Filipe Costa, olhar a realidade como se fosse um filme pode ajudar-nos a mudar a própria realidade”
“José Filipe Costa, looking at reality as if it is a film can help us to change reality” 
Expresso, 14.04.2012

“Só a verdade é revolucionária”
“Only truth is revolutionary”
Expresso, 14.04.2012

“O filme Torre Bela ainda hoje provoca reações viscerais”
“The film Torre Bela still triggers deep-rooted reactions”
Diário de Notícias, 12.04.2012

Linha Vermelha
Red Line
Jorge Mourinha
The Flickering Wall, 12.04.2012

O poder da imagem
The power of image
Público, 12.04.2012

Rouge Lisbonne
Red Lisbon
Cahiers du Cinéma, Juin 2011

“A herança nazi de Thomas Harlan”
The nazi legacy of Thomas Harlan
Público, 11.05.2011

Diáspora
Diaspora
Visão, 24.04.2003

Um encontro feliz
A happy meeting
Jornal de Letras, 16.04.2003

Os Ucranianos
The Ukrainians
DNA, 05.04.2003

O trabalho e a melancolia numa terra estrangeira
The work and melancholy in a foreigner land
Diário de Notícias, 31.03.2003